sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

OS SÁTRAPAS DO PONTO

Ariobarzanes I (480-405? a.C.)
Ariobarzanes I de Quíos foi governador persa da cidade grega de Quíos, na Mísia durante o século V a.C. sob o Império Persa. Ao lado, didracma de Quíos no tempo de Ariobarzanes I.
É o primeiro governante conhecido desta cidade, e cabeça da linhagem que deu origem a dinastia dos reis do Ponto. Se sabe que foi traído por seu filho Mitrídates I de Quíos diante o rei persa. Possivelmente, Ariobarzanes I acompanhou os embaixadores de Atenas em 405 à sua cidade depois que os habitantes haviam sido detidos pelo príncipe persa Ciro, o Jovem. Foi sucedido por seu filho Mitridates I.

Mitrídates I de Quíos ( 402-362)
Filho de Ariobarzanes I é mencionado por Xenofonte e Aristóteles como tendo traído seu pai.
Ao lado, tetradracma de Quíos da época de Mitrídates.
Nele está escrito [Θ]ΕΟΚΤΗΜΩΝ ( [th] eoktemon, isto é, magistrado). Provavelmente acompanhou o príncipe persa Ciro, o Jovem, em suas campanhas na Anatólia.

Ariobarzanes II de Quíos (362-337)
Antes de suceder a seu pai Mitrídates, ocupou altos cargos na corte persa como indica sua presença numa embaixada enviada a Grécia em 368 a.C., aparentemente por conta do Rei Artaxerxes II. Ao lado, imagem via satélite da ilha de Quíos. Segundo Diodoro Sículo, foi sátrapa da Frígia e segundo Cornélio Nepote, também da Lídia, Jônia e da Frigia. Se rebelou contra Artaxerxes II em 362 a.C. Demóstenes conta que Ariobarzanes e seus três filhos foram nomeados cidadãos atenienses nesse mesmo ano e que enviaram reforços ao estratego Timóteo para ajudá-lo em sua revolta contra os Persas, ajuda , porém, que não chegou a concretizar-se. Foi sucedido por seu filho Mitrídates II.

Mitrídates II de Quíos (337-302 a.C.)
Sucedeu a seu pai Ariobarzanes II. Diodoro atribui-lhe 35 anos de governo, sendo que foi interrompido na sua gestão em algumas ocasiões. Durante seu governo, Alexandre, o Grande, conquistou o Império Persa e assistiu ao próprio Império Macedônico dividir-se nos reinos helenísticos, com os quais Mitridates teve que lhe dar. Parece ter se submetido ao Rei Antígono I Monoftalmo (ao lado), que governou a Frigia; no entanto, temendo que Mitridates se unisse a liga de Cassandro, que governava a Macedônia, Antígono mandou assassiná-lo em sua cidade, Quíos. Segundo Luciano de Samosata teria 84 anos quando morreu. Seu filho, Mitrídates, será o primeiro rei do Ponto.

FONTE: Wikipédia. Versões em portugês, inglês e espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário