sábado, 24 de janeiro de 2009

MITRÍDATES II (250-220 A.C.)

Terceiro rei do Ponto, filho e sucessor de Ariobarzanes do Ponto. Era menor de idade quando seu pai morreu. Pouco antes de ascender ao trono seu reino foi invadido pelos gálatas, antigos aliados de seu avô e de seu pai, que foram expulsos.
Quando alcançou a maioridade se casou com Laodice, filha de Seleuco II Calínico (imagem ao lado), do qual recebeu a província da Frigia como dote. Aliado com seu sogro contra o príncipe usurpador Antíoco Hierax, no entanto, mudou de lado e se confrontou com Seleuco em uma dura batalha na qual seu sogro e ex-aliado perdeu 20.000 homens e escapou com vida com muita dificuldade. Mitrídates II competiu com outros monarcas da Ásia no envio presentes magníficos aos rodianos, depois da destruição da sua cidade por um terremoto em 227 a.C.
Não obstante sua querela com o sogro, entregou em matrimônio uma de suas filhas, Laodice, em 222 a. C. a Antíoco III, o Grande (imagem ao lado), filho de Seleuco, quando da ascensão deste ao trono da Síria. Em 220 a. C. Mitridates foi a guerra para conquistar a rica cidade de Sinope, porém não obteve êxito. Sua outra filha, também chamada Laodice, fora tutoriada por Logbasis de Selge, na Pisídia, e casou-se com o general grego separatista, Aqueu, inimigo de Antíoco III. Quando Aqueu foi derrotado por Antíoco (213 a.C.), Laodice ficou na posse da fortaleza de Sardes, na qual ela resistiu durante algum tempo, mas foi rapidamente compelida pelas dissensões entre as suas próprias tropas a render-se a Antíoco. Quando de sua morte em 220, Mitrídates II foi sucedido por seu filho Mitrídates III do Ponto.

FONTE: Wikipédia. Versões em inglês e espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário